LÍNGUA ESTRANGEIRA

ESPANHOL

Objetivos:

As aulas de língua espanhola objetivam, primeiramente, estabelecer um contato entre o aluno brasileiro e a língua materna da maior parte dos americanos. Após, procedemos ao aprendizado e à apreensão das regras gramaticais, das estruturas frasais, do léxico e da cultura de um idioma falado por 22 países como língua materna e muitos mais como língua estrangeira.

 

Carga horária:

            As aulas de espanhol compreendem uma hora e meia semanais, sendo oferecidas para as turmas do 5º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. As turmas seguem uma divisão por níveis de compreensão da língua, sendo eles: iniciantes do Ensino Fundamental, iniciantes do Ensino Médio, avançados do Ensino Fundamental e avançados do Ensino Médio. Os estudantes ingressos começam pelo nível dos iniciantes. Após o primeiro ano, os alunos passam para o nível avançado, e aí permanecem, acompanhando o desenvolvimento de sua turma, até terminar o ciclo da oficina, que vai até o 3º ano do Ensino Médio (caso o aluno permaneça estudando sempre).

            As aulas são extracurriculares, ou seja, são optativas, mas, no caso de serem realizadas, constarão no boletim escolar, juntamente à nota correspondente aos conhecimentos alcançados pelo estudante.

 

Metodologia:

            Partimos da base primordial ao aprendizado da língua – seu alfabeto – e vamos progredindo ao aprendizado das regras gramaticais e estruturais do espanhol. Seguimos uma ordem contextualizada culturalmente, em que elementos mais básicos vão se tornando mais complexos à medida em que avançamos. Ao final da oficina, espera-se que o aluno tenha construído os conhecimentos referentes ao nível estudado. Caso realize a oficina durante todos os anos escolares ofertados, o aluno estará apto a comunicar-se fluentemente com nativos da língua, interagindo e reconhecendo sua estrutura e sua diversidade cultural.

 

Intercâmbio:

            Os alunos do Ensino Médio e que estiverem no nível avançado podem realizar um intercâmbio organizado pela coordenação escolar, juntamente ao professor de espanhol, para um país de língua espanhola na América do Sul. A viagem é uma proposta que visa a ampliar e pôr em prática o aprendizado tido em aula. Além disso, professor e alunos poderão interagir com nativos e compreender seus hábitos culturais, aprendendo a respeitá-los.

            As demais, realizarão um curso voltado para alunos de espanhol, de modo a fixar e ampliar seus conhecimentos.