ATIVIDADES SOCIOCULTURAIS

ASEMAS: Bricamaral, Criançando, Recriando, Renascendo

 

CRAS – São Luiz e Amaral

 

Filosofia:

O Centro Sinodal de Ensino Médio de Sapiranga, Unidade de Ensino Duque de Caxias e Unidade de Educação Infantil Duque de Caxias, de Sapiranga, é mantido pela Instituição Sinodal de Assistência, Educação e Cultura (ISAEC). Para a instituição, educação se faz pelo diálogo entre a teologia e a pedagogia. Por isso, suas bases filosóficas são o desenvolvimento do senso crítico, da criatividade e da integridade da pessoa, na dimensão da vocação para servir, tendo por missão a formação de cidadãos livres e responsáveis, com compreensão clara dos direitos e deveres da pessoa, da família, da comunidade e do Estado. Uma das suas finalidades estatutárias é desenvolver ações sociais e a assistência social.

 

Objetivo:

As atividades socioculturais oferecidas pela instituição têm o objetivo de desenvolver competências e habilidades relacionadas à construção da auto estima, ao desenvolvimento do espírito crítico e da criatividade, da capacidade de relacionamento interpessoal e da comunicação eficaz com interlocutores de diferentes faixas etárias.As atividades estão relacionadas às artes cênicas e plásticas, à dança, à música e à Informática, esta como instrumento de inclusão digital.

 

Estrutura:

A instituição possui professores que desenvolvem atividades complementares através do Canto Coral, Conjunto Instrumental, Artes Plásticas, Pintura, Artesanato, Informática e Dança.

 

Aulas de Informática e Robótica Educacional

Os alunos são atendidos nos laboratórios de informática tendo como objetivo utilizar aplicativos e programas voltados para o desenvolvimento do estudante segundo sua faixa etária. Diversas atividades práticas são realizadas em aulas dinâmicas e com recursos audiovisuais.

Os alunos também utilizam kits de Robótica Educativa para unir teoria e prática através de materiais automatizados e programados com linguagem própria.

 

Aula de dança ASEMA

Durante as aulas de dança os alunos trabalham expressão corporal, noção espacial, lateralidade e musicalidade, sempre estimulando o trabalho em equipe, integrando os alunos de diferentes núcleos dos ASEMAS.

Para conclusão do trabalho, é realizado uma performance para ser apresentada aos pais e familiares no final do ano.